segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Biografia sonora




Olá pessoas!!!!!!!
Após um fim de semana totalmente "recordar é viver" (risos) lembrei de uma atividade bem legal pra ser feita com nossos alunos! Retirei essa atividade de um site aqui da net mas esqueci o endereço...ai,ai,ai.... Vou procurar e assim que tiver certeza posto a referência, ok?
Fiz algumas alterações e sugiro que vocês também façam para que a atividade se torne "realizável" em sua sala de aula!
Então "Hey, ho! Let's go!"


Bom, quem não tem a sua vida musical, a sua marca sonora predileta? Depois de muito conversarmos, chegamos à conclusão de que essas trilhas são pessoais e intransferíveis. Cada um tem a sua e isso não impede que se possa compartilhar e contaminar outras pessoas. Sonoramente falando, é claro!
A música é uma das expressões mais antigas e intensas do homem: a poesia já foi totalmente música; é forma de identificação dos grupos e tribos. Visualize um ensaio de escola de samba, uma festa rave, um baile, o canto litúrgico de uma missa católica, um show de heavy metal, uma festa de aniversário de criança: em cada, um público específico.
Convide os alunos para refletir sobre o(s) tipo(s) de música(s) de sua preferência. Faça com eles uma lista, elencando o repertório que se esconde no aparente silêncio de seus headphones. Faça-os despertar sobre o estilo do seu repertório, solicitando que estabeleçam relações entre esse estilo e a vida atual (ritmo, conteúdo das letras, melodia, etc.).
Solicite que esquematizem (trabalhe síntese e análise, a redação de esquemas), numa ordenação cronológica, os eventos significativos de suas vidas. Pelo menos dez (não é necessária a imposição de um número, mas dê corda para que a lista ganhe consistência). Agora oriente que redijam um pequeno texto para cada item de suas biografias, comentando também como e por que essas músicas foram e são significativas. Por fim, devem escolher (e preparar) músicas que estão associadas, significativamente, a tais fatos. Pode ser uma seleção de vinhetas*. Informe-os de que esse registro musical poderá ser guardado como uma espécie de documento de identidade.
Pronto, agora é a hora de ouvirmos suas vidas.
Sugestões:
a) a exposição dos textos com um aparelho de som portátil e fones de ouvido para o leitor ler e ouvir;
b) a leitura dos textos acompanhados de um aparelho de som (ou de um pequeno conjunto musical, ou de uma "banda");
c) em ambiente arejado, em duplas, a troca dos textos musical e lingüístico (um lê o texto do outro com a respectiva trilha sonora);
d) podem ser acrescentadas à biografia vinhetas contendo músicas marcantes de familiares e amigos;
e) a produção de uma festa comemorativa dessas recordações, em que cada um será Dj, apresentando uma seleção (duas ou três) de sua biografia sonora. Expor (em um varal) as produções escritas.
* Vinheta: trecho musical ou pequena música que se toca antes do início de um programa de rádio ou televisão, ou separando suas seções, ou identificando o programa, a estação ou o patrocinador - (Dicionário Houaiss). 

Gente, espero que as ideias estejam sendo úteis!
Aguardo retorno dos trabalhos!!! E também comentários e sugestões!!!
Boa semana pra todos!
Bjo,bjo!
J.

2 comentários:

  1. Bacana demais sua postagem!
    Realmente temos nossa "soundtrack" bem particular...
    a minha, por exemplo, é "Linger" (The Cranberries)! Hehehe

    Atividades dinâmicas e diversificadas como essas é que geram uma educação de qualidade!
    Parabéns, prof. Janaína!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, de verdade, a sua sugestão! Já tá nos meus favoritos, vou tentar adaptar para as aulas de inglês. Bjo!

    ResponderExcluir