sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Desabafo...

 Olá pessoas!!!
Acho que meu destino é tratar de assuntos polêmicos! Sim!!!!!Porque hoje trago mais um deles: ser filho único!
Esse post é mais um desabafo....fico indignada com os rótulos que as pessoas são capazes de colocar nos filhos únicos....
Pesquisando na internet achei esse blog e vou postar o que o autor fala sobre ser filho único. Quem quiser pode acessar o link abaixo e ler diretamente na página de origem:

Há tempos que tenho vontade de escrever este texto. Não há nada de especial que me fez escrevê-lo agora, só o fato que tive tempo para redigir. Geralmente me deparo com certas frases irônicas do tipo "É filho único? Ahh, então é mimado? Criado pela avó? Pior ainda..." O fato de ser criado pela avó nem vou me dar o trabalho de discursar meu ponto de vista, pra mim é o pior exemplo de tanta babaquice. Mas o lado de ser filho único merece atenção.

Filho único, para o maldito e desgraçado senso comum, sempre foi sinal de criança mimada, solitária, infeliz, um tirano com os pais. Gostaria de desconstruir este rótulo injusto.

Lógico que ser filho único tem suas desvantagens. Boa parte do tempo nós ficamos sozinhos durante a infância. Mas por outro lado, desenvolvemos uma qualidade fantástica de imaginação fértil, minhas páginas e pensamentos avulsos e secretos que o digam.

Creio que dependendo da educação dos pais e da personalidade congênita da criança, dois fatores determinantes, o filho único pode vir a ter algumas daquelas características incômodas descritas acima. Entretanto, isso não é razão nenhuma para tanta generalização. Está mais para ignorância dos que defendem este tipo de estereótipo. Chega de conversa, vamos a nossa desconstrução:

- mimado: quando as pessoas utilizam esse termo até parece que só o filho o único é mimado, como se fosse algo genético nosso. Quantas crianças, hoje em dia, que não são mimadas? Aposto que não passam os cinco dedos da tua mão. Tenho certeza que o mimo é deficiência da criação dos pais. As pessoas dizem que o filho único se torna mimado porque a atenção toda é voltada pra ele. Pode ser, mas quando os pais têm, supomos, dois filhos, eles também dão atenção a cada um, da preferência deles. E alguns se tornam mimados, outros não, por diversos fatores.

- solitário: não somos seres solitários, somos pessoas que são mais aceptíveis a conviver em momentos de solidão, momentos introspectivos, mas a nossa sociedade colocou neste termo um toque pejorativo, que parece ser doença você gostar de ficar sozinho às vezes. Ser solitário não quer dizer que você é um indivíduo que não se socializa. Fica parecendo que filho único nunca foi pra creche, escolinha, parque, que nunca brincou com outras crianças, viemos de outra galáxia nehh??? Só pode...

E tem uma outra coisa que tenho notado nos filhos únicos, nós sabemos conviver muito com pessoas mais velhas, não tem embasamento científico essa minha teoria, mas é uma coisa que venho observando bastante. E devido a isso, desenvolvemos certas habilidades que não se espera de pessoas da nossa idade. Uma delas é saber ouvir os problemas dos outros. Isso é coisa tão difícil hoje em dia, o povo só quer saber de falar dos SEUS problemas ( e o pior 99,99% não seguem os conselhos que você dá, mas isso é outra história...). E depois a gente que é egoísta...então tá.

Egoísmo: outro tópico polêmico. Pohh todo mundo é egoísta em alguma coisa. Se você acha que não, então repense um pouco nas suas atitudes, porque é, há um individualismo em cada um de nós hoje. O filho único tem uma certa probabilidade maior, isso eu concordo, mas isso não o faz uma pessoa que não vá ser solidária com as outras. Parece contraditório, mas não é. Conheço zilhões de famílias, muitas mesmo, de inúmeros irmãos que são praticamente umas pestes, piores que inimigos dentre eles, e que solidariedade nunca fez parte do vocabulário destas pessoas, quem dirá nas atitudes.

Infeliz: essa pra mim é a pior. Sou exemplo anacrônico a essa teoria. Não vou despediçar espaço pra desfazer essa qualificação patética.

Tirano: toda criança tem tendência a ser autoritária, pra mim, isso é inerente no ser humano. Já vi isso em todas as pessoas que passaram pela minha vida, digo TODAS. Estou nesse grupo também, eu sei, ehh como eu sei. Mais uma vez, minha insignificante experiência de vida, me mostra que, entre os irmãos, isso é bem mais atenuante. O que um irmão faz com outro na infância? No irmão se bate, se faz terrorismo psicológico, se apanha dele, e muitos vão além, fazem isso com os pais também. É coisa de filho único? Observe o seu chefe. Será que todos são filhos únicos??

Alguns dados:

Segundo o último censo, realizado em 2000, 9,5 milhões de famílias brasileiras têm um herdeiro só. É um crescimento de 50% em relação ao censo anterior, realizado em 1991. (O Brasil está fudido, pode vir a ser governado por tiranos?)

Nos Estados Unidos, mais de 20% das famílias estão na mesma situação. (George W. Bush tem irmão, pior que ele ainda.)

Sem falar na China, que, com sua política de filho único, decretada em 1979, viu mais de 90% das crianças que vivem na área urbana, a maioria meninos, levar sozinhas o nome da família. (A China hoje é um gigante econômico)

Então, até quando, nós, filhos únicos vamos ter que aturar as baboseiras que as pessoas falam sobre nós?
Quando vejo essas meninas fúteis e egocêntricas na rua quer dizer que todas elas são filhas únicas? E os governantes que não estão nem um pouco preocupados com os doentes que morrem nas filas dos hospitais? Todos eles são filhos únicos?
Ai meu Deus...ilumina essas pessoas!!!

Sou filha única sim, e daí? Isso não é problema não. ACOOOOOOOOOOORRRRDA meu povo! Chega de preconceito!!!
Bjo,bjo!
Jana. 

Um comentário:

  1. Jana, é tão injusto as pessoas fazerem uma suposição sobre nós a partir de apenas uma característica, né? Mas tenho a impressão que, não importa o que a gente for, o que fizer, como for, sempre vai ter alguém rotulando. Acho que isso é normal do ser humano, a gente começa a fazer suposições sobre as outras pessoas a partir do momento que as conhecemos. A questão é aprender a lidar com isso e não deixar nos afetar tanto...

    ResponderExcluir