quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sugestão de avaliação sobre pronome

Olá pessoas!
Hoje trago como sugestão uma avaliação sobre pronome...
Espero que seja útil.
Bjo,bjo!!!
J.


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ESCOLA ESTADUAL:
Professora:
Aluno (a): ___________________________________________ Nº: _________
Ano: _____________ Data: _______________

Observe o texto e responda às questões:

  1. Na charge vemos o presidente Lula meio assustado. Por qual motivo?



  1. A respeito da popularidade do presidente Lula, leia o texto e explique por que ele definiu a situação como uma catástrofe.

    SÃO BERNARDO DO CAMPO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a minimizar os efeitos da crise americana no Brasil, neste sábado, em São Bernardo do Campo, depois de participar de carreata ao lado do candidato a prefeito da cidade, o ex-ministro Luiz Marinho, afirmando:
    - Lá (nos EUA), ela é um tsunami; aqui, se ela chegar, vai chegar uma marolinha que não dá nem para esquiar.
    O presidente disse ainda que foi a ganância que levou à queda brusca das ações da Aracruz Celulose e da Sadia. Para Lula, as empresas teriam especulado contra a moeda brasileira em operações de câmbio. Juntas, elas perderam mais de R$ 2,7 bilhões em operações envolvendo a cotação futura do dólar. Na verdade, porém, como mostra reportagem do Globo, neste domingo, as duas empresas apostavam na manutenção do real forte frente ao dólar. Mas a moeda americana sofreu forte valorização nos últimos meses, como efeito da crise.

  1. A fala da outra personagem "Relaxa, presidente. É só uma marolinha!!!" está relacionada a um fato acontecido durante o governo Lula. Explique por que o assessor do presidente usou a palavra "marolinha".



  1. O assessor, ao dirigir a palavra ao presidente Lula, disse "Relaxa, presidente". Verifique qual seria a "palavra" adequada para se referir ao presidente.



  1. As palavras usadas no tratamento com as pessoas, como "senhor", "vossa senhoria", "excelência" são pronomes de tratamento. Observe as imagens e sugira um pronome de tratamento adequado para as pessoas a seguir: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário