quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trabalhando o gênero carta

Olá pessoas!
Andei sumida,né? Eu sei... e peço desculpas, mas estamos trabalhando muiiiiiito!!!
As capacitações foram um sucesso graças a participação de vocês e agora estamos presentes nas escolas efetivamente! Que bom!

Hoje trago uma sugestão de aula para trabalharmos o gênero carta. Estou desenvolvendo um projeto que se chama "Intercâmbio de cartas" em duas escolas: E. E. Embaixador José Bonifácio, aqui em Barbacena, e a E.E. Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos. Depois disponibilizarei o projeto aqui, mas enquanto isso vou deixar a sugestão de aula para introdução do gênero,ok?

Introduzindo o Gênero Carta
Inicie as atividades aguçando a curiosidade dos alunos sobre o que é uma carta, qual a diferença entre carta e e-mail, dentre outras questões relacionadas ao tema.
Para isso, em rodinha, questione:
- Quem já viu uma carta?
-Do que ela falava?
- Quem enviou e quem recebeu esta carta?
-Quem entregou a carta para a pessoa que iria recebê-la?
- Por que a pessoa escreveu uma carta e não falou pessoalmente?
- Quando usamos a carta?
- Qual a diferença entre carta e e-mail?
- Por que esta pessoa não mandou um e-mail?
Quando o assunto é cartas, logo  nos lembramos dos  “Correios”, por isso optamos por   trabalhar o conceito de carta e os tipos existentes a partir do sítio desta instituição.
Segundo os Correios “Carta é o mais tradicional serviço postal dos Correios. É o meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escritas.”
Ainda segundo o sítio da instituição, existem muitos tipos de cartas, explicitadas neste quadro síntese, que facilitará a visualização dos alunos e ampliará o interesse sobre o tema.
TIPOS DE CARTA
NACIONAL
INTERNACIONAL
VIA INTERNET
VIA AGÊNCIA
VIA INTERNET
VIA AGÊNCIA
CARTA NACIONAL VIA INTERNET
SISTEMA DE POSTAGEM ELETRÔNICA
CORRESPONDÊNCIA TRADICIONAL
CARTA MUNDIAL VIA INTERNET
SISTEMA DE POSTAGEM ELETRÔNICA
CORRESPONDÊNCIA TRADICIONAL
Cada carta tem uma função, regras e um público diferente. Para que os alunos possam entender cada um deles, a sugestão é que, após a leitura, os alunos acessem o sítio do órgão e façam uma pesquisa sobre esses tipos de carta.
Por fim, oportunize que socializem com os colegas as características de cada tipo de carta, para que percebam semelhanças e diferenças entre elas.

Espero que seja útil!
Bjo,bjo!
J.



Nenhum comentário:

Postar um comentário