Olá pessoas!
Andei sumida,né? Eu sei... e peço desculpas, mas estamos trabalhando muiiiiiito!!!
As capacitações foram um sucesso graças a participação de vocês e agora estamos presentes nas escolas efetivamente! Que bom!
Hoje trago uma sugestão de aula para trabalharmos o gênero carta. Estou desenvolvendo um projeto que se chama "Intercâmbio de cartas" em duas escolas: E. E. Embaixador José Bonifácio, aqui em Barbacena, e a E.E. Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos. Depois disponibilizarei o projeto aqui, mas enquanto isso vou deixar a sugestão de aula para introdução do gênero,ok?
Introduzindo o Gênero Carta
Inicie as atividades
aguçando a curiosidade dos alunos sobre o que é uma carta, qual a
diferença entre carta e e-mail, dentre outras questões relacionadas
ao tema.
Para isso, em
rodinha, questione:
- Quem já viu uma
carta?
-Do que ela falava?
- Quem enviou e quem
recebeu esta carta?
-Quem entregou a
carta para a pessoa que iria recebê-la?
- Por que a pessoa
escreveu uma carta e não falou pessoalmente?
- Quando usamos a
carta?
- Qual a diferença
entre carta e e-mail?
- Por que esta
pessoa não mandou um e-mail?
Quando o assunto é
cartas, logo nos lembramos dos “Correios”, por isso
optamos por trabalhar o conceito de carta e os tipos
existentes a partir do sítio desta instituição.
Segundo os Correios
“Carta é o mais tradicional serviço postal dos Correios. É o
meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens
escritas.”
Ainda segundo o
sítio da instituição, existem muitos tipos de cartas, explicitadas
neste quadro síntese, que facilitará a visualização dos alunos e
ampliará o interesse sobre o tema.
TIPOS
DE CARTA
|
|||
NACIONAL
|
INTERNACIONAL
|
||
VIA
INTERNET
|
VIA
AGÊNCIA
|
VIA
INTERNET
|
VIA
AGÊNCIA
|
CARTA
NACIONAL VIA INTERNET
SISTEMA
DE POSTAGEM ELETRÔNICA
|
CORRESPONDÊNCIA
TRADICIONAL
|
CARTA
MUNDIAL VIA INTERNET
SISTEMA
DE POSTAGEM ELETRÔNICA
|
CORRESPONDÊNCIA
TRADICIONAL
|
Cada carta tem uma
função, regras e um público diferente. Para que os alunos possam
entender cada um deles, a sugestão é que, após a leitura, os
alunos acessem o sítio do órgão e façam uma pesquisa sobre esses
tipos de carta.
Por fim, oportunize
que socializem com os colegas as características de cada tipo de
carta, para que percebam semelhanças e diferenças entre elas.
Espero que seja útil!
Bjo,bjo!
J.
Nenhum comentário:
Postar um comentário