terça-feira, 6 de setembro de 2011

O CBC de Língua Portuguesa


Olá pessoas!
Hoje vou escrever um pouco a respeito do CBC de Língua Portuguesa, mas antes de especificar o que é abordado no CBC dessa disciplina vou fazer um "apanhado" do que é o CBC.
Vocês irão notar a repetição da sigla "CBC", mas não tem outro jeito, pois não temos outro nome para substituí-lo em certos casos... (risos)
Então vamos lá!
O que é o CBC?
O CBC é o conteúdo básico comum que todo aluno deve aprender em cada disciplina e o Governo de Minas, através das escolas referência, elaborou um livro que contém esses conteúdos e aborda as competências e habilidades que o nosso aluno deve desenvolver.
Nosso livrinho CBC é um norteador do trabalho do professor, por isso vale a pena utilizá-lo!

O CBC de Língua Portuguesa
A proposta apresentada no CBC de Língua Portuguesa é muito interessante. Para não ficar massante, farei uma abordagem em tópicos. Quem quiser ler o CBC na íntegra pode acessar o nosso site da equipe PIP II e baixá-lo.
O CBC apresenta a proposta de ensino da disciplina, as diretrizes para escolha dos conteúdos e os conteúdos em si dentro dos eixos temáticos. Junto aos conteúdos são apresentadas as competências e habilidades que nossos alunos devem desenvolver. Vale a pena conferir!

Finalidade básica do ensino da Língua Portuguesa:
Desenvolver competências gerais de representação da linguagem e comunicação.

→ Ensinar linguagem para construir sentidos.
→ Ensinar o aluno a usar a língua e a refletir sobre o uso.

→ Linguagem: constitutiva de nossa identidade como seres humanos.
→ Língua Portuguesa: constitutiva de nossa identidade sociocultural.

→ Compreender as variedades da língua e combater o preconceito lingüístico.
→ Revisão do conceito de gramática: é preciso lembrar que a língua portuguesa não é uma só.
→ Ensinar o aluno a ler, interpretar e produzir textos de diversos gêneros.


EIXOS TEMÁTICOS
I. Compreensão e Produção de Textos
II. Linguagem e Língua
III. Literatura e outras manifestações culturais

Bom, por enquanto é só...
Bjo,bjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário