quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Oficina: Sílaba Tônica - o jogo da língua.

Oi Pessoas!

Trago hoje uma oficina bem legal pra vocês trabalharem com os alunos. Vamos lá!

 

Ponto de partida:

Essa atividade deve ser posterior ao aprendizado das sílabas tônicas, da classificação dos vocábulos quanto ao número de sílabas e da classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Todo esse conhecimento servirá para uma reflexão sobre a língua portuguesa, levando em conta que a tonicidade é um dos fundamentos da acentuação.

Objetivo

1) Sensibilizar os alunos para características próprias da língua portuguesa, que são na maioria das vezes inconscientes para o falante.
2) Perceber a ligação entre tonicidade, número de sílabas na palavra e acentuação gráfica.
3) Reconhecer as sílabas tônicas das palavras. Separar sílabas. Classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Justificativa

Partindo do pressuposto que os alunos já tenham a informação técnica sobre a tonicidade das palavras, sobre número de sílabas, separação silábica e acentuação gráfica, vamos propor uma atividade que permita vivenciar certas características da língua, a partir da experiência pessoal dos alunos.

Estratégias

1) Cada grupo seleciona um artigo de jornal ou revista. Desse texto, deve selecionar o primeiro ou os dois primeiros parágrafos.
2) Todas as palavras que fazem parte desse(s) parágrafo(s) serão selecionadas e classificadas.
3) Uma primeira pesquisa deverá apontar o número de palavras oxítonas (incluindo os monossílabos tônicos), paroxítonas e proparoxítonas.
4) Em seguida, cada grupo fará a tabulação dos dados, indicando a quantidade total de palavras, e a quantidade de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
5) Esses resultados serão comparados entre os grupos, para ver se obedecem a algum padrão. Qual categoria engloba o maior número de palavras? Qual categoria engloba o menor número de palavras? Isso indica um determinado padrão da língua?
6) Uma segunda pesquisa deverá responder à seguinte questão: em cada categoria, que palavras são acentuadas?
Certamente, surgirão dúvidas e dificuldades durante a realização da pesquisa, que devem ser respeitadas e dirimidas pelo coordenador ou professor. Por exemplo, palavras que os alunos tem dificuldade em classificar poderiam ser colocadas numa lista à parte, para serem trabalhadas em paralelo.

Atividade

O desdobramento dessa pesquisa é a dedução das regras de acentuação. A acentuação está baseada na freqüência de ocorrências. Pode-se verificar a correlação entre a tendência paroxítona da língua e a necessidade de acentuação dos vocábulos que fogem a essa tendência.
O importante é deixar que os alunos formulem livremente suas hipóteses. Aos poucos, essas hipóteses podem ser selecionadas e avaliadas pela classe.
Uma vez que os alunos tenham vivenciado essas propriedades da língua, podem relacioná-las com as regras formais de acentuação. 


E aí, gostaram? Espero que sim.
Estou lendo as sugestões que estou recebendo e já já posto mais atividades,ok?
Bjo,bjo.
J.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u33.jhtm

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