quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Acompanhamento do SIMAVE


Olá pessoas!!

Nos dias 22 e 23/11 as escolas da SRE Barbacena participaram das avaliações do SIMAVE. 
Mas o que é  SIMAVE? 
O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, - SIMAVE - é responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliação integrados. O SIMAVE objetiva desenvolver programas de avaliação cujos resultados forneçam informações importantes para o planejamento de ações em todos os níveis do sistema de ensino. O SIMAVE aponta as prioridades educacionais tanto para professores, especialistas e diretores quanto para os gestores do sistema, sendo fundamental na definição de ações e para subsidiar políticas públicas para uma educação eficaz. Pela relevância de suas informações, o SIMAVE é um pilar do Projeto Estruturador do Governo de Minas Gerais.
Para conhecer, entender e atender o sistema público mineiro de Educação, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais criou o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o SIMAVE, em 2000. A partir de 2003, o SIMAVE foi aperfeiçoado e ampliado. Desde a instalação do sistema, avaliações anuais são realizadas em Minas Gerais, verificando o desempenho de alunos das redes Estadual e Municipal de ensino. Em 2008, por exemplo, a avaliação de Língua Portuguesa contou com a participação de 10.210 escolas e 662.066 alunos, e a de Matemática com 10.198 escolas e 647.313 alunos.
Com as avaliações do PROEB, do PAAE e do PROALFA, o SIMAVE possibilita à Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais - SEE/MG realizar diagnósticos educacionais para identificar necessidades, e demandas do sistema, das escolas, dos professores e dos alunos. Em posse dos dados do SIMAVE, a SEE/MG estrutura políticas e ações diretamente vinculadas aos resultados de aprendizagem, à qualificação docente, à valorização da escola pública e ao fortalecimento da qualidade da educação em Minas Gerais.(Dados retirados de: http://www.simave.caedufjf.net/simave/home.faces)

Eu acompanhei a aplicação das avaliações no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e fiquei muito satisfeita com o que vi na escola. A escola fez uma campanha de conscientização do SIMAVE. Tinha cartazes espalhados por toda a escola enfatizando a importância dos alunos fazerem as provas com responsabilidade e a importância dessas avaliações externas.
Também fiquei muito satisfeita em ver que os alunos compareceram em peso para fazer as avaliações. 
Parabéns à Diretora pela organização e dedicação! 

Bom gente, é isso aí...
Estou preparando mais atividades e já já posto aqui.
Continuem comentando e deixando sugestões,ok?
Bjo,bjo.
J.






Nenhum comentário:

Postar um comentário